Oú est la Liberté?

 La Liberté - Delacroix 
Fotografia: Giovanna Florezi

Estamos todos condenados a liberdade.

As palavras de Sartre são impactantes, e é infeliz ver como os jovens de hoje em dia não conseguem compreender o profundo sentido desta sentença.

Muitos pensam ser a condenação o sentido principal, mas o que elas não podem ver é o incrível paradigma nessas palavras incrustadas.

Condenação versus Liberdade.

A liberdade é proclamada em todos os lugares, na declaração de direitos humanos, nas músicas, nos princípios da Revolução Francesa – Liberté, Egalité et Fraternité -  nos filmes, nos livros.

Entretanto, por estarmos tão cercados de palavras de liberdade não vemos ao nosso redor o quão aprisionados somos por canais de TV e por mídias globalizadoras. Não há mais quem seja diferente, quem é diferente? Ser diferente é normal.

Portanto, não vemos como estamos a cada dia nos condenando a ser iguais.

Hoje assisti a um filme que me inspirou, Aprendendo a Viver, onde um menino é adotado por um homem que perdeu sua esposa, o garoto diz ser de outro planeta e seu pai tenta durante todo o filme fazer com que ele entenda que é um terráqueo, mas o principal é o final quando o pai vê que o filho só tem de ser quem ele é, para ser feliz e que deve amá-lo sendo ele marciano ou não.


Eu gostaria de ser marciana.

Eu gostaria de me livrar da condenação de ser livre.


0 comentários:

Postar um comentário

Como começar um incêndio?

Quando se atinge 451ºF livros podem ser queimados.
Entretanto seres humanos não suportam mais de 135ºF.
Seres humanos são mais fracos que idéias.